Zaady

Silvia Faria deixará a direção de Jornalismo da TV Globo

Diretora de Jornalismo da TV Globo desde 2012, Silvia Faria vai deixar o cargo no final deste ano. Será substituída em janeiro por Ricardo Villela, atualmente diretor-executivo de Jornalismo. Na emissora desde 2001, Silvia é o segundo nome mais importante do setor, abaixo apenas de Ali Kamel, diretor-geral da área, que anunciou a novidade em e-mail distribuído aos profissionais da casa nesta quarta, 12. Nos últimos oito anos, ela comandou a maior estrutura de jornalismo do Brasil.

Silvia é jornalista desde 1978. Começou no Jornal do Brasil, passou pela Folha de S.Paulo e por O Globo, atuando principalmente na cobertura de economia. Só foi trabalhar em televisão, na Rede Globo, em 2001, quando assumiu o cargo de chefe de Redação da emissora em Brasília.

“Eu não sabia o que era uma passagem [quando o repórter aparece], o que era um off [quando só há a voz do repórter], essas terminologias de TV. Imagina, viver em jornal, em revista, e, de repente, cair na televisão. É tudo muito diferente”, contou ela em depoimento ao site Memória Globo.

A jornalista teve um crescimento vertiginoso na emissora carioca. Em 2005, se tornou diretora de Jornalismo em Brasília. Depois, passou a fazer a supervisão de todos os telejornais de rede e ficou responsável pelo controle editorial dos noticiários locais de Brasília, Belo Horizonte e Recife, bem como Globo Repórter e Profissão Repórter. Em 2011, se tornou diretora executiva de Jornalismo e se mudou para o Rio. No ano seguinte, com a ascensão de Carlos Hernrique Schroder à direção-geral da Globo, Silvia se tornou diretora de Jornalismo, suscendo Ali Kamel.

Ricardo Villela, o substituto de Silvia, teve trajetória profissional parecida. Também começou em jornais e revistas. Em 2005, migrou para a TV, como editor de política do Jornal da Globo. Não demorou muito e virou editor-executivo e, depois, editor-chefe do telejornal. Em 2013, foi promovido a diretor de Jornalismo em Brasília, cargo que ocupou até o ano passado, quando se tornou diretor-executivo de Jornalismo, terceiro cargo na hierarquia do setor.

Por redação

Siga o Portal Zaady nas redes sociais:

Instagram

Facebook 

You Tube