Zaady

Modalmais/Futura: Lula lidera, seguido de Jair Bolsonaro e com 3ª via muito distante

Pesquisa Modalmais/Futura Inteligência divulgada na última quarta-feira, 26, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança em todos os cenários para as eleições deste ano, à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece em segundo lugar. O ex-juiz Sergio Moro (Podemos), o governador paulista João Doria (PSDB) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparecem em seguida, mas não ultrapassam os 13% das intenções em nenhuma das situações analisadas e levando em conta a margem de erro. No segundo turno, o petista derrota todos os candidatos simulados.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas por telefone entre os dias 17 e 21 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento tem grau de confiança de 95%, segundo o instituto, e foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-08869/2022.

A Futura Inteligência foi fundada em 1993, mas só passou a realizar levantamentos sobre intenções de voto para presidente da República no ano passado. Em seu primeiro ano nesse mercado, já realizou seis pesquisas. Todas financiadas pelo banco ModalMais. As pesquisas presidenciais são feitas por telefone, com entrevistas realizadas por operadores treinados.

Na comparação com a pesquisa anterior do instituto, divulgada em 14 de dezembro, quase todos os candidatos oscilaram dentro da margem de erro.

No primeiro cenário, em que 13 pré-candidatos foram levados em conta, Lula aparece com 36,9% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (31,4%), Moro (8,5%), Ciro (5,6%), Doria (2,4%) e André Janones (Avante) (1,8%). Os demais pontuaram abaixo de 1%.

Há apenas um cenário em que um candidato da chamada terceira via ultrapassou 10% das intenções: Sergio Moro ficaria com 10,7% caso competisse apenas com Lula (42,2%), Bolsonaro (32,9%) e Ciro Gomes (7,5%).

Siga o Portal Zaady nas redes sociais:

Instagram

Facebook 

YouTube