Zaady

Grupo Globo cria podcast feito somente por jornalistas negros

O Grupo Globo acaba de criar um podcast feito exclusivamente por pessoas pretas. O Ubuntu Esporte Clube é um podcast no qual Rafaelle Seraphim, Diego Moraes, Marcos Luca Valentim, Pedro Moreno e Thales Ramos trazem uma visão afrocentrada sobre esporte, cultura, política e demais assuntos no Globoesporte.com.

Na cultura africana, ubuntu significa “Eu sou porque nós somos”. O nome foi adotado porque os jornalistas que compõem o então projeto acreditam que tudo que fazem é em prol da melhoria do mundo e da comunidade preta. Por causa disso, sentiam que faltava um olhar mais diverso sobre assuntos que gostam, os afetam, os incomodam e os emocionam no cotidiano.

No primeiro episódio, a jornalista Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má, explica o que entende por ubuntu. Marcos Luca Valentim reforça que o podcast não é sobre racismo, apesar que, caso o assunto volte à pauta nacional, ele será debatido. Contudo, a plataforma servirá para debate de variados temas sob o ponto de vista de pessoas pretas.

Por redação

Siga o Portal Zaady nas redes sociais:

Instagram

Facebook 

You Tube