Zaady

Audi suspende produção no Brasil e aguarda repasse de créditos

A montadora alemã Audi suspendeu a produção do modelo A3 Sedan nas fábricas do Brasil. Os carros eram montados em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), e agora restam apenas 30 unidades em concessionárias antes do fim do estoque.

Por um lado, a empresa ainda não abandonou o país e até cogita retornar a montagem. Segundo o AutoEsporte, novos estudos para uma linha nova de produção na mesma cidade já foram realizados e aguardam aprovação, mas os modelos que podem ser fabricados no Brasil ainda não estão definidos.

A  decisão, entretanto, caberá à matriz na Alemanha, que por sua vez aguarda uma decisão do Governo Federal sobre um possível atraso em repasses acumulados como parte de um antigo programa de incentivo.

Segundo a Audi, o envio de cerca de R$ 289 milhões em créditos de IPI está pendente como parte do programa Inovar Auto. A iniciativa foi criada no ano m 2012, na presidência de Dilma Rousseff, e prometeu retornos financeiros às montadoras que instalassem fábricas e centros de pesquisa no país. Além da marca, BMW e Mercedes-Benz também estariam aguardando a resolução das pendências.

A Audi passou a reduzir esforços de fábrica no Brasil no fim do ano passado. Também no final de dezembro de 2020, a montadora Mercedes-Benz anunciou que estava encerrando a produção de carros no país. Em janeiro de 2021, foi a vez da Ford fechar as fábricas restantes.

Anteriormente, a Audi deixou de fabricar carros no país entre 2006 e 2015. A fábrica em São José dos Pinhais por enquanto deve ser utilizada pela Volkswagen.

Por redação

Siga o Portal Zaady nas redes sociais:

Instagram

Facebook 

YouTube