Zaady

WhatsApp libera ferramenta de pagamentos e transferência no Brasil

Nesta segunda-feira, 15, o aplicativo WhatsApp anunciou que o Brasil será o primeiro país do mundo a utilizar o serviço de pagamentos dentro da plataforma de mensagens. A novidade, que já vem sendo testada na Índia, permite realizar compras no mensageiro ou enviar dinheiro para contatos.

Os pagamentos feitos pelo WhatsApp são oferecidos pelo Facebook Pay. Em nota, a empresa cita que a ideia para o futuro é “usar os mesmos dados de pagamento em toda a família de aplicativos do Facebook”.

Neste momento, serão aceitos cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e também Sicredi. A empresa reforça ainda que o modelo de programa “é aberto e facilita a entrada de mais participantes no futuro”.

Todos os pagamentos feitos na plataforma serão processados pela Cielo. A novidade, que é válida tanto para usuários comuns, também está disponível no WhatsApp Business – para comércios locais, pequenas empresas, transações rápidas e outros.

A função ‘Pagamento’ será exibida no próprio menu de mensagens, na aba de envio de documentos, localização, contatos e afins. O usuário do mensageiro precisará inserir um PIN de segurança de seis dígitos para realizar as transações. Se o dispositivo possuir algum leitor de impressões digitais ou facial, eles poderão ser usados para autenticar as compras e envios de dinheiro.

IMAGENS: INTERNET

Entre as informações necessárias para iniciar o uso do serviço, o internauta precisará incluir nome, CPF e dados de um cartão válido. O cartão também é verificado por SMS, e-mail ou pelo aplicativo do banco instalado no smartphone.

A empresa cita que as transações serão realizadas apenas em real e dentro do território nacional. Existe um limite de R$ 1 mil por transação e de R$ 5 mil por mês. São permitidas até 20 transações diárias.

Contas comerciais precisarão ter uma conta Cielo para solicitar e receber os pagamentos sem limites – no crédito ou no débito. Para comerciantes, há uma taxa fixa de 3,99% por transação. Pessoas físicas poderão enviar dinheiro ou fazer compra sem nenhuma taxa.

A taxa cobrada pelo WhatsApp por transação para comércios é sobre o processamento dos dados. A própria Cielo, para efeito de comparação, aplica taxas (variáveis) de 2,39% para processar pagamentos no débito ou 4,99% no crédito à vista.

Por redação

Siga o Portal Zaady nas redes sociais:

Instagram

Facebook 

You Tube