Zaady

Poderosa! Apple estaria trabalhando para ter sua própria rede de satélites

Já faz alguns meses que a Apple contratou uma série de especialistas em satélites de comunicação e transmissão de dados. O objetivo da empresa é construir uma rede de satélites para transmitir serviços de internet diretamente para os dispositivos.

Fontes ouvidas pela Bloomberg afirmaram que a meta é, em cinco anos, ter em funcionamento uma rede de transmissão de dados exclusivas para o dispositivo do usuário. Além de não mais depender de operadoras ou de redes tradicionais, os poderosos satélites também seriam usados para aprimorar o serviço de geolocalização e de rastreamento de aparelhos.

Toda essa especulação em torno dos planos da Apple de ter sua própria constelação de satélites para chamar de sua esbarra na experiência de outras empresas em empreitadas semelhantes. Segundo o especialista e consultor em indústrias de satélite e telecomunicações da Telecom, Media and Finance (TMF Group), Tim Farrar, a Apple raramente embarca em novos projetos sem ter garantias claras de que vai lucrar.

“As lições de fracassos anteriores, como os da Iridium, Globalstar e Teledesic, mostram que é difícil encontrar um plano de negócios viável para projetos de comunicações via satélite de bilhões de dólares”, disse ele à Bloomberg.

Por redação