Zaady

Internet 4G mais rápida do país é da Claro, revela Opensignal

A Opensignal, empresa britânica especializada em mapeamento na cobertura de internet, fez uma detalhada análise sobre a experiência das redes 3G e 4G no Brasil. As principais operadoras, identificadas nas 36 maiores cidades do país, foram selecionadas para participar da pesquisa. As informações foram noticiadas pela agência de notícias TargetHD.

Ao todo, cerca de 4 milhões de dispositivos foram estudados entre os meses de novembro e dezembro de 2019. Para obter dados mais técnicos, os usuários tiveram que fazer várias medições de velocidade, contabilizando 5,16 bilhões no fim dos testes.

Os resultados mostraram que a Claro oferece a melhor internet 4G do país para download, upload, streaming de vídeo, além das chamadas VoIP feitas pelo Facebook Messenger e WhatsApp. Como o desempenho das operadoras sofre variação de acordo com a região em que o usuário está, a Vivo conseguiu oferecer a maior velocidade de streaming em 9 cidades.

A operadora TIM ocupa o primeiro lugar no quesito latência com 57.4 ms, em comparação com a Claro (58.4 ms), a Vivo (61.4 ms) e a Oi (68.4 ms). Contudo, é interessante ressaltar que os países desenvolvidos já alcançam latências abaixo de 40 ms. Então, se usarmos esse parâmetro como comparação, todas as operadoras brasileiras ainda ficam para trás de grande parte do mundo.

Além disso, a TIM oferece a maior disponibilidade de 4G, quantidade de tempo que a rede fica disponível para o usuário durante deslocamentos. Nesse quesito, a operadora apresenta uma marca de 85,7%.

A operadora também lidera a cobertura do sinal no país com 6.2 pontos (em uma escala de 0 a 10), ganhando da Vivo (6.1), Claro (5.7) e Oi (4.3). A Oi, por sua vez, ficou em último lugar em todos os quesitos de testes da Opensignal.

Por redação