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Inteligência artificial da 99 reduziu ocorrências graves em 60%

A 99, aplicativo de transporte, conseguiu reduzir em cerca de 60% as ocorrências graves, por milhão de corridas, durante o ano passado, com o uso de inteligência artificial (IA) na plataforma. Todas as chamadas são monitoradas com o objetivo de detectar corridas perigosas e prever a possibilidade de crimes, evitando que eles ocorram.

A IA da 99 possui algoritmos que detectam precisamente padrões de comportamentos que estão associados a conduta criminosa, como o horário, modo de pagamento e histórico do usuário. Por exemplo, se um passageiro acaba de baixar o aplicativo, e solicita uma corrida em dinheiro tarde da noite, a IA pode interpretar como uma chamada de alto risco. A plataforma, então, efetua o bloqueio automático ou faz um requerimento de validação adicional de identidade, solicitando dados como nascimento, CPF e o cartão de crédito do usuário.

A 99 ainda usa a Inteligência Artificial para identificar alguns padrões dos motoristas e solicitar checagens adicionais, além de realizar diversas verificações aleatórias. A partir de dezembro, todos os motoristas do aplicativo tem de passar por um reconhecimento facial. A 99 compara as imagens com o banco de imagens das carteiras de motoristas, em parceria com o Denatran.

Um algoritmo também é utilizado para rastrear todos os comentários, identificando as denúncias de assédio sexual. A IA é capaz de identificar automaticamente 80% dos comentários relacionados a este tipo de assunto.

Por redação