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Instagram mantém engajamento superior ao do Facebook, revela estudo

De acordo com um estudo conduzido pela plataforma de experiência do cliente (CX) Emplifi, criada no ano passado pelas empresas de marketing de mídia social Socialbakers e Astute Solutions, revelou que as publicações de marcas no Instagram obtiveram um engajamento superior ao do Facebook. Enquanto a rede social de compartilhamento de fotos e vídeos conseguiu 35 interações por mil impressões, o Face registrou apenas 5,3 interações por mil.

O resultado global, que se refere ao último trimestre de 2021, também se repetiu no Brasil, onde o Instagram mantém uma vantagem histórica sobre o Facebook em termos de audiência. Segundo os dados do estudo, embora o volume de atividade nas duas plataformas seja semelhante, a taxa de engajamento do Instagram supera de longe a da rede criada por Mark Zuckerberg.

No quarto trimestre de 2021, as contas de marcas brasileiras conseguiram uma taxa de 13,3% no número total de interações nas publicações feitas na rede social, onde o setor de varejo apareceu no primeiro lugar, com 22% das interações. Veja abaixo o ranking Brasil:

  • Varejo – 22,4%
  • Ecommerce – 13,3%
  • Serviços – 9,5%
  • Moda – 7,4%
  • Alimentos – 5,9%
  • Automóveis – 5,4%
  • Finanças – 5,2%
  • Industrial – 5%
  • Outros – 25,7%

Com mais engajamentos em relação ao Facebook, o Instagram trouxe o e-commerce como o setor de maior destaque, com 41,5% do total de interações em contas de marca na rede. Aqui o varejo veio bem atrás, com 14,3% das postagens, com as marcas de moda, um forte segmento dentro da plataforma de Menlo Park, em terceiro lugar, com 13,9% das interações. Confira os números do ranking Brasil no Instagram:

  • E-commerce – 41,5%
  • Varejo – 14,3%
  • Moda – 13,9%
  • Serviços – 7,1%
  • Beleza – 7%
  • Finanças – 2,2%
  • Eletrônicos – 2%
  • Alimentos – 1,6%
  • Outros – 10,4%.