Zaady

Índia bane TikTok e mais 58 aplicativos chineses por “ameaça à soberania”

O Ministério de Tecnologia e Informação da Índia anunciou nesta segunda-feira, 29, que 59 aplicativos desenvolvidos por empresas chinesas estão banidos no país. Essa lista faz parte de um conjunto de normas que avaliam eventuais riscos que esses serviços trazem à nação indiana.

O principal nome na lista dos aplicativos agora proibidos é o popular ‘TikTok’. A plataforma da ByteDance tem na Índia o seu maior mercado fora da China. Diversos aplicativos de empresas como Tencent, Baidu e Xiaomi — que depende bastante do mercado indiano no comércio de dispositivos móveis — também integram a seleção.

Entre eles, estão serviços populares em todo o mundo, como o navegador UC Browser, o gerenciador de arquivos ES File Explorer, as plataformas sociais Weibo e WeChat, além do jogo Clash of Kings.

Veja:

IMAGENS: INTERNET

Segundo o governo, os motivos são diversos. Todos os aplicativos foram classificados como ameaças em potencial, capazes de prejudicar a soberania, integridade, defesa ou segurança do Estado, além da ordem pública. Preocupações a respeito da coleta de dados privados por parte dessas plataformas (e, consequentemente, envio dessas informações para servidores fora do país) também foram levantadas.

Por redação

Siga o Portal Zaady nas redes sociais:

Instagram

Facebook 

You Tube