Zaady

Covid-19: operadoras irão aumentar velocidade da internet

A Anatel enviou neste domingo, 15, um ofício para todas as operadoras de telefonia do Brasil com uma série de diretrizes para nortear uma ação conjunta diante do novo Covid-19. Entre essas medidas indicadas, a agência reguladora ordenou que as operadoras liberassem WiFi em lugares públicos para o uso de não assinantes e ampliassem também a velocidade de conexão nos acessos fixos à banda larga.

Como informa a Anatel no ofício, “com um cenário de maior distanciamento físico entre as pessoas, requisições de quarentena e de trabalho remoto, as conexões de acesso às redes se tornarão ainda mais essenciais. A preservação de fluxos de trabalho, de ensino, de acesso a informações sobre saúde e também de lazer dependerá em grande medida dos serviços de telecomunicações”.

A agência também determinou que as operadoras de telefonia sejam mais flexíveis com relação aos prazos de tratamento de consumidores inadimplentes que estiverem em áreas sob restrição de deslocamento. Foi estabelecido que o atendimento de suporte em estabelecimentos de saúde e serviços de urgência precisa ser priorizado.

As operadoras devem, ainda,  providenciar estabelecer acesso zero rating ao aplicativo móvel Coronavírus-SUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. O ofício determina que as empresas criem um plano de ação para garantir a estabilidade técnica do app, a fim de evitar a queda da qualidade dos serviços decorrente de uma ampliação súbita da demanda.

Fonte:  O Liberal