Zaady

Lives falsas no YouTube estão roubando doações de diversos fãs

Alguns criminosos aproveitaram a onda de lives para roubar o dinheiro de vários fãs de cantores famosos, como a dupla Bruno & Marrone. No dia 28 de março, uma série de canais do YouTube começou a reproduzir o sinal ao vivo de transmissões oficiais, mas nelas os criminosos divulgavam QR Codes e contas falsas para recebimento das doações que deveriam ser encaminhadas para famílias afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Essa prática começou a ser implementada em março durante a live do cantor Gustavo Lima. Até meados do dia 10 de abril, as diversas transmissões ao vivo falsas apenas roubavam a audiência dos artistas. Segundo a produção de alguns cantores, esse foco dos criminosos está relacionado por causa dos altos picos de mais de 1,5 milhão de visualizações simultâneas.

De acordo com informações divulgadas pelo portal G1, os vídeos dos golpistas começaram a desaparecer já na semana seguinte. “Nós trabalhamos com o YouTube para derrubar essas lives. O YouTube implementou um sistema automático para derrubar todas essas retransmissões ilegais. Esperamos que isso logo acabe”, explicou o presidente da gravadora Universal Music, Paulo Lima.

Em nota ao G1, o site de vídeos informou que o uso indevido de conteúdo de terceiros é uma prática proibida no mesmo. “Reivindicações relacionadas a direitos autorais cabem aos proprietários do material e o YouTube oferece diversas ferramentas”, afirmou o site.

Por redação

Siga o Portal Zaady nas redes sociais:

Instagram

Facebook 

You Tube