Zaady

Facebook remove post de Donald Trump por fake news sobre novo coronavírus

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve uma postagem removida do seu perfil oficial do Facebook. Essa não é a primeira vez que o site atua na conta do político, que está em campanha para reeleição no país, mas até agora ele não havia sido advertido por conteúdos relacionados ao novo coronavírus.

A publicação retirada do ar é um vídeo com uma entrevista de Trump ao canal Fox News. Ao defender a reabertura de escolas no país em meio à pandemia do Covid-19, ele cita que crianças seriam “quase imunes”.

“Esse vídeo inclui afirmações falsas de que um grupo de pessoas é imune à covid-19, o que representa uma violação de nossas políticas sobre desinformações prejudiciais”, disse um porta-voz do Facebook à agência de notícias Reuters. O mesmo conteúdo foi postado no Twitter pela conta oficial da campanha, retwittado pelo presidente e também removido.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a afirmação de Trump carece ainda de comprovação científica.

Em resposta à ação da plataforma, a porta-voz da campanha de Trump, Courtney Parella, disse segundo a CNN que a rede social não é juíza da verdade e que companhias do Vale do Silício possuem viés contrário ao presidente. Além disso, ela afirma que Trump apenas “atestou um fato de que crianças são menos suscetíveis ao coronavírus”.

Anteriormente, o Facebook foi criticado por não moderar publicações do presidente americano com incitações à violência depois que o Twitter tomou medidas para reduzir a visibilidade de algumas de suas publicações.

Por redação

Siga o Portal Zaady nas redes sociais:

Instagram

Facebook 

You Tube